Para quem quer empreender sem tantos riscos: as franquias

Em um cenário econômico ainda caótico, poucos têm se aventurado em empreender e abrir seu próprio negócio, face a instabilidade que este tipo de investimento gera em um momento inicial. Ademais, sendo difícil fazer economias, pode não ser um processo lento arrecadar montante suficiente para começar o negócio e ainda se manter enquanto este não dá resultados, no período inicial. Nesse contexto, segmento que possibilita empreender sem os mesmo riscos são as franquias.

Definida como um tipo de estratégia em que o detentor da marca (franqueador) cede licença de uso de marca, patente e distribuição desta ao franqueado (novo investidor). Assim, com uma marca forte por trás, é mais improvável que o empreendimento tenha resultados insatisfatórios. No entanto, é de suma importância estar atento aos nichos de mercado, e ao local em que será estabelecida a filial.

Algumas boas ideias de investimento no modelo de franquia para o ano que segue são os ramos de alimentação saudável (alimentos orgânicos, sem glúten ou lactose), serviços para a terceira idade (expectativa de vida crescente significa consumidores aumentando), economia compartilhada (negócios estilo Uber e Airbnb, onde se utiliza algo que possui – no caso, carro ou casa – para gerar renda), serviços em geral (tem deixado de ser algo pessoal para se tornar franquia), entrega de comida em casa (a falta de tempo das pessoas hoje possibilita o aumento do interesse) e conserto de veículos (com a crise, não se compra mais muito veículo novo – os antigos, então, devem ser consertados).

Especialistas indicam que no ano de 2017 deve haver uma ligeira recuperação na economia, mas nada que possibilite que sejam criados negócios que saiam funcionando de vento em polpa. Assim, essas dicas de franquia podem ser uma boa ideia para quem tem sede de empreender – ao mesmo tempo em que se possui um negócio, de certo modo, próprio, se tem maior segurança por conta da utilização de uma marca já estabelecida no mercado.

Porém, é vital para o sucesso do negócio estudar muito bem o local onde será aberta a sua filial da franquia. Alguns meses de estudo prévio às peculiaridades de determinado local podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do negócio.

Alguns sites se dedicam a este intermédio entre as marcas e possíveis franqueados: www.franquia.com.br/ e www.portaldofranchising.com.br/franquias-ate-25-mil/

One thought on “Para quem quer empreender sem tantos riscos: as franquias”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *