Sergio Cortes informa sobre as diferenças entre luxação, entorse e contusão

Luxação, entorse e contusão são três tipos de lesões muito comuns de ocorrerem no dia a dia pois geralmente apresentam pouca gravidade, apesar de que em casos mais raros também podem causar danos aos vasos sanguíneos, nervos ou até mesmo um sangramento em decorrência do choque, noticia o ortopedista Sergio Cortes. As causas que mais provocam essas lesões são os acidentes automobilísticos, quedas ou qualquer tipo de acidente esportivo.

A seguir, entenda como diferenciar esses três tipos de lesão.

1) Luxação

A princípio, pode ser confundida com um osso quebrado, mas não é. A luxação é mais comum de acontecer nos ombros e nos dedos, consistindo em um deslocamento da articulação que acaba fazendo com que os ossos percam o contato entre si. Além de causar dores intensas, essa lesão dificulta o movimento na região afetada.

O tratamento deve ser feito diretamente com um médico para que a articulação possa voltar para o lugar. Pacientes que apresentam luxações com frequência podem precisar recorrer a uma cirurgia, dependendo da gravidade da lesão. Para os praticantes de esportes ou exercícios físicos de impacto, o tempo de recuperação para voltar as atividades normais pode ser de um até três meses, informa Sergio Cortes.

2) Entorse

Acontece em decorrência de um movimento atípico, muitas vezes rotacional, que acaba lesionando os ligamentos da articulação. O entorse pode ser dividido em três tipos diferentes: ruptura parcial, ruptura total e estiramento. A gravidade pode variar de acordo com o local lesionado e o movimento que originou a lesão, reporta o ortopedista Sergio Cortes.

Em relação ao tratamento, nos casos mais leves este pode ser feito com a aplicação de gelo, sem ser em contato direto com a pele, em aplicações de até 20 minutos. Já nos casos mais sérios, é necessária a imobilização ou até mesmo uma intervenção cirúrgica. Nesses casos em que é preciso cirurgia, a recuperação pode demorar até seis meses.

3) Contusão

Ocorre com uma pancada ou um tombo que machuque os tecidos ou até os músculos, contudo não chega a causar nenhum dano ósseo, noticia Sergio Cortes. Essa região atingida normalmente fica dolorida e um pouco inchada, mas, no geral, as contusões atingem apenas os tecidos mais superficiais.

O tratamento é bastante simples, bastando aplicar gelo no local dolorido para aliviar as dores e o inchaço. A recuperação costuma acontecer por conta própria, melhorando após alguns dias. Caso os sintomas persistam, o indicado é procurar a devida orientação médica para tratar o problema.

Já para se prevenir desses três tipos se lesões, a melhor maneira é tomar bastante cuidado nas atividades do dia a dia, como por exemplo, ao subir e descer escadas, ao usar os equipamentos necessários para a prática dos exercícios físicos, manter um kit de primeiros socorros de fácil alcance em casa e optar por tapetes antiderrapantes no banheiro, entre várias outras situaçoes que exigem atenção. Ao fazer isso, as chances de ter uma luxação, entorse ou contusão se tornam bem menores, informa Sergio Cortes.

 

fonte

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *